O debugger é uma ferramenta que permite testar os programas com o objetivo de encontrar erros e bugs. No Processing há uma ferramenta com essa função, e para ativá-la, é preciso realizar os seguintes passos:
1 - Clique no ícone de borboleta no canto superior da janela do Processing.
O ícone irá ficar azul claro se estiver habilitado.
Também é possível ativar pela barrar de tarefas, em "Debug"→"Enable debugger"
2 - Então, antes de rodar o programa, selecione as linhas de código que irá querer monitorar. Normalmente, são as linhas que rodam na função draw e que modificam com a passagem dos frames.
3 - Clique em play para rodar o programa. A grande diferença da ferramenta debugger, é que, além de mostrar a tabela com as variáveis em uma tela separada, ela também mostrará os passos de execução das funções a cada frame.
Aqui as variáveis antes do laço começar.
O botão step funciona para avançar nos passos de execução das linhas selecionadas, antes de pular para o próximo frame.
O debugger dá detalhes de como são executadas as linhas de código. Nesse caso, as imagens só aparecem depois que os laços são executados e terminados.
Assim, dá para descobrir em qual frame e em qual linha da execução houve algum problema, identificá-lo e resolvê-lo com maior facilidade.
Link do código: https://drive.google.com/open?id=1kbKULMFNAgy9KjAfcST0k70ebU4-w4q_
Nenhum comentário:
Postar um comentário